Tuesday, May 12, 2009

Wolvie Movie!



After watching X-Men origins: Wolverine its obvious I would draw something with the Canadian bad-ass shortie! I figured that while I was at it, I might as well do it as a comic page - I rarely do them, so I better get started! There are many stories I want to tell, be it with pre-exisiting characters such as Logan or ones I created. So this is as a matter of fact the first Sequential Art on this blog!

This was all digital and based on some stills of the movie. I actually am having a hard time deciding between traditional pencils/tones and straight, all digital work. I feel digital art can be stiff and limit my creativity sometimes; but on the other hand it allows a nice precison, and anything can be changed at any part of the process. It's worth mentioning that the paper size can be modified at will and there's no need for physical (and costly) materials! Reference photos are also easier to work with and search digitally - much better than using a light box, and flipping through lots of books for a single pic. No doubts on the coloring - I'm all for digital colors, since I was never that much into traditional coloring/painting to begin with - I'm a lines guy. Downside? Computers have their own steep costs and there is the need for constant back ups. When something is digital and not printed, you lose it for good if your hard drive dies - something that did happen to me! For now I'll alternate between both worlds, but at some point I know I'll need to specialize in one of them.

Back to Wolvie: I want to color this one later and maybe continue with the story, but no promises - I have other stuff to draw now! I'm very excited about this new project and I will post news about it soon, stay tuned.

_________________________________________________

Depois de assistir X-Men - Origens: Wolverine é óbvio que eu ia desenhar algo com o tampinha fodão Canadense! Então pensei que já que eu ia desenhá-lo, aproveitaria a oportunidade e faria em forma de página de quadrinhos - eu raremente faço isso, então é melhor eu começar! Tem muitas histórias que eu quero contar, seja com personagens existentes como o Logan ou outros que inventei. Então esta é na verdade a primeira Arte Sequencial neste blog!

Tudo foi digital e baseado em algumas partes filme. Na verdade eu estou dividido em decidir entre lápis/tons tradicionais e trabalhar diretamente com tudo digital. Eu sinto que arte digital pode ser meio dura e pode limitar minha criatividade às vezes; mas por outro lado permite uma excelente precisão, e tudo pode ser mudado em qualquer parte do processo. Vale a pena mencionar que o tamanho do papel pode ser modificado à vontade e não há necessidade de materias físicos (e caros)! Fotos de referência são mais fáceis de trabalhar e pesquisar digitalmente - bem melhor que usar uma mesa de luz e ficar folheando diversos livros em busca de uma foto. Não tenho dúvidas em relação a cores - sou totalmente a favor de cores digitais, já que eu nunca fui tão fissurado em colorir/pintar tradicionalmente - eu sou um cara de linhas. E os contras? Computadores tem seu próprio e alto custo e a eterna necessidade de constantes back ups. Quando algo é digital e não é impresso, você perde-o pra sempre se seu disco rígido morrer - algo que já aconteceu comigo! Por enqunto vou transitar entre ambos mundos, mas em algum ponto eu sei que vou precisar me especializar em um deles.

De volta ao Wolvie: Eu quero colorir este trabalho depois e talvez continuar a história, mas sem promessas - eu tenho outras coisas pra desenhar agora! Estou muito empolgado com este novo projeto e vou postar notícias a respeito logo mais, fique ligado(a).

7 comments:

Crislago said...

Bão??
Pra quem não conhece a história do Wolvie a sequencia não está tão clara.
O desenho tá legal. E esse lance de digital e físico (papel): acho q se vc fez ou fizer um "O Lutador"(ver post mais antigo) totalmente digital e mantendo a qualidade, por mim vc tem todo o aval pra desenhar dessa forma sem maiores problemas!!! abraço!

Alexandre Togeiro said...

Bão dimais fí! E com você tudo belesma?

Realmente essa página com os enquadramentos bem fechados não ambientaram a cena! Seria necessário uma página anterior mostrando uma vista superior da instalação e do tanque onde ele está.

Quanto ao digital x papel: agora você me puxou pro tradicional haha!"O Lutador" foi feito todo na mão! Lápis bem leve e depois nanquim com direito a centenas de linhas fazendo as hachuras. Apesar de estar dominando bem a caneta digital, me parece simplesmente impossível reproduzir a liberdade e aparência dessas hachuras. Bom, com certeza tem um filtro ou pincel de Photoshop que faz o efeito de hachuras, mas não é a mesma coisa... Alías, mesmo se fosse, ainda assim é mais divertido e gratificante desenhar na mão! No PC é muito técnico!

Esse é o cerne da questão físico x digital pra mim: mesmo quando o digital permite reproduzir fielmente o material e a técnica, o processo é bem mais técnico e duro - basicamente lida-se com variáveis e opções... filtros, scripts, pincéis... Enquanto que manualmente é muito mais uma experiência pessoal, física, emocional, tem um envolvimento bem maior. E olha meu comentário virando post haha!

Acho que meu próximo trabalho vai ser lápis tradicional com sombreado - estilo aqueles do Dark Sun que tem aqui no blog. Vou escanear e fazer ajustes digitais como realçar os tons e adicionar brilhos e efeitos especiais. Vamos ver como vai ficar!

Crislago said...

to be or not digital! thats the question!!! hehe
e boa sorte nos próximos trabalhos!
aqueles do darksun eu gostei muito! o estilo é bacana!
abraço

Alysson Lago said...

Fala, grande! E aí, você gostou do filme? Eu não. Achei o Wolvie bastante descaracterizado e a história nada a ver. Bom, é só minha opinião.
Os comentários que eu iria fazer o Cris já fez muito bem. Adorei o fato de você estar investindo em arte sequêncial, pois isso é MUITO difícil de dominar e é o diferencial que o artista de quadrinhos deve ter!
Abração!

Alexandre Togeiro said...

Fala Alysson! Cara, eu ia até escrever minha resenha do filme no post, mas ia desviar demais do trabalho e da minha dúvida arte digital x tradicional!

Por quê? Eu ia escrever demais que nem naquele post do Watchmen. Eu não gostei nem um pouco do filme do Wolverine. Achei uma merda mesmo!!! Como diz o Chris Rock em seu stand-up: 'Yeah I said it! I said it!'

Que os fãs de Wolverine me queimem, mas é verdade. Pô, eu mesmo sou um fã do Wolvie, cadê os fósforos...

Sua análise está corretíssima e é exatamente o que penso: "Achei o Wolvie bastante descaracterizado e a história nada a ver" Não acho que é só sua opinião mas a irrefutável verdade :-P

Acrescento que nem tudo no filme é ruim. Os efeitos especias ficaram foda, muito personagens fodas e cenas de ação foda. Mas parece que nem tudo isso salvou o filme, e pior - tudo isso sendo tão bom e não conseguindo criar uma obra coesa aumentou ainda mais a decepção. Parece que tava tão perto de ser um GOL de filme mas foi feio demais na trave, aos quarenta e nove do sengundo tempo. Isso se aplica não só ao filme em si mas a própria narrativa temporal dele - o final foi especialmente corrido e sem nexo.

Eu acho que alguns destes filmes contemporâneos, especialmente os de ação, não tem estilo - não tem alma. Vejo filmes 'antigos' de vez em quando e os efeitos são piores, os atores péssimos, mas ainda assim coloco acima deste filme do Wolvie... Ou seja, pra mim não é nem um problema deste filme mas algo da nossa época... todas cenas tem que ter ação, um enquadramento ousado, ter sentido, ter frases clichê... é tudo objetivo demais. A gente não tem tempo de curtir os personagens porque é tudo 'glitter & explosion all the time running desperately towards the big finale'.

Faltou um Logan no bar tomando uma leja... pensando na vida... sem flashbacks brilhando estilo Hollywood... algo que fosse só a expressão, o olhar do ator... quando a gente vê isso hoje em dia? Se uma cena dessas passasse de trinta segundos as pessoas no cinema iam dormir ou ir embora... Após essa cena podia até mesmo ter a famosa briga no bar, após um desavisado mexer com o Logan :) Mas não cheio de cortes ousados e saltos mortais... tinha que ser uma cãmera parada, mostrando a brutalidade da cena...

De modo geral, tenho vontade de ver a ARTE invadir mais nossa sociedade estática, comercial e objetiva. Um destes filmes de heróis feito em 'estilo' de filme de arte. Alguém como David Lynch ou Peter Greenaway dirigindo.

E sem viajar demais, nada de inventar que o Dentes de Sabre é irmão do Wolverine nem nada... não dar ESSA liberdade, ser mais fiel ao personagem. Diretores como esses iam criar em outros sentidos, não acho que ia limitar eles de forma alguma.

O David Lynch poderia fazer um filme ultra-conceitual só com os implantes de memória do Wolverine (estilo o filme Mulholland Drive Drive). Sem explicar porra nenhhuma. Hoje em dia tudo é explicado bonitinho, estilo Scoody-Doo. Nada me dá mais aflição que isso, é a base e prova de toda ignorância e falta de criatividade de nossa sociedade.

O Peter Greenaway: ele coloca texto em alguns filmes seus, e outras interdisciplinaridades interessantes. Faria um filme do Arma X muito bom, já conversei muito com meu irmão sobre isso. Alguns enquadramentos mostrariam só a água no chão da base militar, refletindo o Logan passando, com aquelas luzes malucas que o Barry Windsor Smith inventou nos quadrinhos... e as letras passando embaixo, as informações que chegam naquele capacete cibernético que o Logan usa... Menos efeitos especiais e mais suspense... Não é um mutante com garras brilhantes e coreografia bonitinha, mas uma criatura, um animal à solta no complexo...

Putz cara, posso dar uma de Fidel Castro e falar sobre isso em um discurso de seis, sete horas... Falta MUITO em termos da arte e criatividade - que EXISTEM e SOBREVIVEM heroicamente em nossa sociedade - atingir as massas... é tudo uma questão de educação e condicionamento. Da mesma forma que somos condicionados a não pensar e tudo é gratuito e banal etc, podemos aprender o outro lado da moeda. Um dia quem sabe... quando a arte for expressão e não campanha de marketing...

Art as expression -
Not as market campaigns
Will still capture our imaginations
Given the same
State of integrity
It will surely help us along

- Neil Peart, música Natural Science, disco Permanent Waves da banda Rush :)

Alysson Lago said...

Falou e disse, meu caro! Assino embaixo.

Alexandre Togeiro said...

Haha valeu Alysson! Li tudo que escrevi hoje de novo e até que não viajei muito :P