Monday, March 23, 2009

Live Model Class/Aula de modelo vivo

This week, something different :)

I have been taking live model drawing classes at Escola Guignard, the same college I graduated in Fine Arts. So far its been around seven years studying with the great teacher and artist Solange Botelho (There is a great .pdf interview with her here if you read portuguese).

This contact with the model is very important to me. The best and fastest way I can describe this, without writing a thesis here is: its a pure zen moment; time does pass really fast while I'm completely concentrated in the drawing and the model. That is pretty much why I draw and wanted to be an artist :)

These drawings are made with a straight approach: there is no pencil or mechanical measuring of any sort, relying solely on eye-hand coordination and a hard lead 2H pencil. Also, because of the short time to do them and aesthetic reasons, they are not fully fleshed out: we usually shade the head, hands and feet instead of the whole figure, to make it more artsy and less illustrative. So, I highly recommend this to everyone, from artists to people that like drawing or want to learn drawing!

And sorry about the scan, that's the best I could make it.

_________________________________________________________

Esta semana, algo diferente :)

Eu frequento aulas de desenho de modelo vivo na Escola Guignard, a mesma faculdade onde eu me formei em Artes Plásticas. Até então foram mais ou menos sete anos estudando com a grande professora e artista Solange Botelho (Tem uma exclente entrevista em .pdf com ela aqui).

Este contato com o modelo é muito importante pra mim. O melhor e mais rápido jeito que eu posso explicar isto, sem escrever uma tese aqui, é: é um momento zen puro; o tempo realmente passa mais rápido enquanto eu estou completamente concentrado no desenho e no modelo. É basicamente por isso que eu desenho e quis ser um artista :)

Estes desenhos são feitos de uma forma direta: não há medições mecânicas ou com lápis de qualquer tipo, deixando tudo a cargo da coordenação olho-mão e um lápis duro 2H. Por causa do tempo curto e razões estéticas, eles não são inteiramente completados: normalmente a cabeça, mãos e pés são sombreados ao invés da figura toda, para tornar o trabalho mais artístico e menos ilustrativo. Então, eu recomendo isto de coração a todos, desde artistas a pessoas que gostam de desenho até aquelas que querem aprender a desenhar!

E me desculpem o scan, isso é o melhor que eu consegui.




2 comments:

CrisLago said...

bom... não conheço a modelo, portnto vou fazer uma crítica, mas é você quem vai avaliar se tenho razão. Me parece que a mão está um pouco grande. No mais... Parabéns!! muito bom ver desenhos desse tipo!
abraço

Alexandre Togeiro said...

Cris Lago: Não tá deixando passar nada, que olho bom! A recomendação da professora desta aula é aumentar um pouco as mãos e pés, já que as pessoas geralmente desenham estes muito pequenos. Então às vezes eles saem um pouco maior mesmo! Neste trabalho não me incomodu, tem uns aqui em casa bem exagerados hehe. Mas que bom que você gostou deste trabalho mais tradicional! Valeu pelo comentário :)