Tuesday, November 24, 2009

Combat / Combate



This one was made for the Old Dragon project, but didn't make into the Fast-Play-Test book. The rendition is not very dynamic and has an obvious angle, but I'm posting here so it can see the light of day :)

I was uncertain about flipping it horizontally or not. The direction in which we read has a great influence in the flow of an image as well. This can be seen more clearly in comic books but single illustrations still follow the same pronciple. While I like the first one better, here I included both versions - which worked better in your opinion?



Esta ilustra foi feita para o projeto Old Dragon, mas não entrou no livro de Fast-Play-Test. O resultado não ficou muito dinâmico e tem um ângulo óbvio, mas eu estou postando aqui para que ele veja a luz do dia :)

Eu estava na dúvida a respeito de virar a ilustra horizontalmente ou não. A direção em que nós lemos tem uma grande influência na leitura de imagens. Isto pode ser visto mais claramente em quadrinhos, mas ilustrações isoladas ainda seguem o mesmo princípio. Apesar de gostar mais da primeira, incluí aqui as duas versões - qual funcionou melhor na sua opinião?

9 comments:

Dr. Calavera said...

Togeiro, suas ilustrações são muito boas! Gostei demais dos traços, ainda mais por serem à la nanquim e lápis (seria isso mesmo?).
Outro ponto muito positivo em minha opinião é que os desenhos em geral são verossímeis, detalhistas, e além de tudo isso ainda remetem à era de ouro dos rpgs e suas ilustrações em p&b. Acho muito loco :)

Já havia falado bem das ilustrações do Old Dragon, porém não conhecia seu blog, já está add o RSS.

Continue desenhando Togeiro! Sou fã as ilustrações!

abraço!

p.s.: a textura de madeira do escudo da clériga do OD ficou muito doido!

Alexandre Togeiro said...

Dr. Calavera: valeu por visitar e comentar!!! E obrigado pelo grande elogio! Os desenhos do Old Dragon são nanquim sobre lápis sim. Mas alguns deles foram feitos inteiramente no computador e todos foram retocados pelo menos um pouco no PC. Old School modernoso digital mas parece que funcionou, pela resposta de vocês!

Não lembro se otimizei meu blog pra feed de RSS! Mas também não entendo 100% dessas coisas de blog e afins hehe. Mas visitando o blog, valeu :-D

Vou tentar continuar desenhando, meu caro fã!!! A realidade econômica brasileira assusta um bocado quem quer viver apenas de arte como eu, mas a força de pessoas como você incentiva muito!

A textura da madeira do escudo da clériga foi reparada, massa!! Adoro fazer esse tipo de coisa, esse detalhe a mais! Valeu demais e grande abraço!

Unknown said...

Fala fi!
Prefiro a ilustração que está acima no blog... com o personagem que está atacando à esquerda.
abs

Alexandre Togeiro said...

Fala Cris! É a que eu prefiro também! Como ela está indo da esquerda pra direita, nosso sentido de leitura, e consegue cortar o cara, acaba por manter o sentido narrativo! Abraços!

coyas said...

To me, the second one seems more "natural", because both combatants are using force on their right hands - which is quite the most common thing. The reverse seems a bit ... awkward.

Alexandre Togeiro said...

Hi coyas! You have quite a point there, as most of the people in the world are right handed! That is a very important thing to keep an eye out when drawing. Thanks for the comment :)

rafael beltrame said...

que interessante, eu nunca havia pensado sobre o sentido da leitura e a interpretação das figuras! realmente, numa delas parece q o enfase esta na defesa, e na outra o ataque. muito interessante!

parabens, otimo trabalho

Alexandre Togeiro said...

Olá Rafael! Obrigado pelo comentário, e fico feliz que agora você tenha mais conhecimento desse sentido de leitura! Pega umas HQ's e você vai ver, é impressionante! Um dia peguei uma HQ do Superman e vi que, quando ele atravessou uma parede, foi da esquerda pra direita (sentido da leitura). Quando um vilão o impediu e prosseguir mais adiante, ele estava indo da direita pra esquerda!

Claudio said...

Alexandre, depois que vi seu trabalho no OD, virei seu fã. Cara, seu traço casou exatamente com o que eu espero das ilustrações pra me botar no clima.

Sobre essa imagem, ao contrário do resto do povo, prefiro a segunda, mas nem sei bem porquê.... hehehe

Parabéns!

PS: Quando eu ficar rico, posso te contratar pra fazer um personagem meu? rsrsrs