Sunday, August 9, 2009

TTK: Druid male

So here is the Druid male from The Third Kingdom setting. Since the last post dealt with the ethnicity, we can talk process here.

This was all digital, and it was such a pain to do. And also wonderful at the same time. Yes I have a love-hate relationship with digital art.

The line part gets really, really stiff as I can't get the lines I want at the speed and expression I want. A line looks great when zoomed out but then you go to 50-100% view and its all jagged. I could use vector tools but then it gets even slower and less expressive and less rewarding to do than hand drawn lines. So I end up drawing piece by piece and it works out, but then I can't feel the whole piece. It also goes slower, so instead of several hours like the other TTK stuff these apparently simple line stages took me days to do.

The render part on the other hand is great. Total freedom to experiment thanks to layers, undo, brushes and textures really beats traditional medias for me. Just one fatal flaw in this piece was doing the grass with filters. I always tried to create a visual solution for grass myself, but it doesn't look great and it takes aeons to do. So I was once again swept by the dark side and the result is not as good as I thought it would be. When I have time I'll revisit this one and make the grass myself. That will put the piece together much better!

To wrap it up, that eagle and wolf are among the first animals I ever did. I always just drew humans, really. Its very challenging to do furred/feathered beasts, even with references - so I hope I got them right!



Então aqui está o homem Druida do cenário The Third Kingdom . Já que na última postagem descrevi a etnia, podemos falar do processo agora.

Esta arte foi toda digital, e foi um pé no saco fazê-la assim. E maravilhoso ao mesmo tempo. Sim eu tenho uma relação amor-ódio com arte digital.

A parte das linhas fica muito, muito dura já que não consigo as linhas que eu quero, na velocidade e expressão desejadas. Uma linha parece boa quando no zoom total, mas quando se vê em 50-100% está tuda retorcida. Eu poderia usar ferramentas de vetor mas então fica ainda mais devagar e menos expressivo e menos prazeroso de fazer do que linhas feitas à mão. Então eu acabei fazendo pedaço por pedaço e até que funciona, mas não dá pra sentir o trabalho como um todo. Por isso fica mais devagar, então ao invés de várias horas como os outros desenhos este estágio de linhas aparentemente simples demorou dias pra ficar pronto.

A parte da 'renderização' por outro lado é ótima. Liberdade total de experimentar graças a camadas, desfazer, pincéis e texturas bate técnicas tradicionais fácil pra mim. Apenas um erro fatal neste desenho foi fazer a grama com filtros. Eu sempre tentei criar uma solução visual para grama por minha conta, mas não fica muito bom e demora eras pra se fazer. Então mais uma vez fui levado pelo lado negro e o resultado não foi tão bom quanto eu acharia que fosse ficar. Quando eu tiver tempo irei re-visitar este desenho e fazer a grama por minha conta. Isso vai amarrar o trabalho de forma bem melhor!

Pra fechar, a águia e o lobo estão entre os primeiros animais que eu já fiz. Eu sempre desenhei apenas humanos, sério. É um grande desafio fazer criaturas peludas/plumadas, mesmo com referências - então eu espero que tenha consiguido fazê-las bem!



2 comments:

Alysson Lago said...

quanto aos animais, preferia a águia ao lobo. Sei lá, as patas dianteiras do lobo não me pareceram tão fidedignas.
Mas, você merece outro 5, estou curtindo demais todas as artes do TTK!

Alexandre Togeiro said...

Alysson Lago: Valeu pelo comentário e pela nota :D Fico com a águia também! Abraço!